terça-feira, 24 de julho de 2012

Novas regras para extravio de bagagem

Oi Gente!!
A dica de hoje é sobre a divulgação de novas regras para o extravio de bagagens, fato que, infelizmente, ocorre com muita frequência por aqui.


Uma nova norma em trâmite na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) diz que o passageiro deverá receber uma indenização da companhia aérea no momento da constatação que a bagagem extraviou no valor de R$ 350,00, como uma ajuda de custo imediata.
Outras mudanças estabelecidas pelo texto são: o prazo para devolução da bagagem ao passageiro pela companhia aérea passa de 30 dias para 7 dias (uma melhora e tanto!). E, a partir desses 7 dias, a empresa aérea terá uma semana para pagar a indenização (hoje nem existe prazo, tudo na morosidade) que segue o padrão internacional e tem o valor máximo estipulado em R$ 3.450,00. Esse valor, muitas vezes, não é o suficiente para cobrir todo o prejuízo. Caso o passageiro se sinta lesado, ele deve recorrer à justiça, porém, esbarra na dificuldade em provar o que estava transportando.


As bagagens de mão também aparecem nesse novo texto. A ANAC sugere que as companhias aéreas deem descontos aos passageiros que só possuírem bagagens de mão e tira a norma que estabelecia 5Kg como peso máximo. Agora, cada companhia tem liberdade de estabelecer seus critérios, porém, não podem exigir que as bagagens tenham menos que 5Kg e nem cobrar por elas.
O texto ainda não foi aprovado e homologado, porém, acredita-se que, apesar da insatisfação (claro) das companhias aéreas, não sofrerá grandes modificações. A ANAC pretende, ainda, criar um índice de qualidade do serviço e multar aquelas companhias que atingirem índices insatisfatórios em relação à isso. Essa parte, particularmente, acho beeemmm mais difícil de ser aprovada, mas fica nossa torcida pela melhoria desse serviço nos aeroportos brasileiros. Desse e de milhares outros, afinal, nosso aeroportos não são bons exemplos em nenhum requisito...
E lembrem-se! Caso sua bagagem extravie, entre em contato imediatamente com a companhia aérea. De preferência ainda na sala de desembarque! E nunca perca seu comprovante de envio de bagagem! Se a companhia aérea criar dificuldades e não cumprir as normas (que AINDA não são as citadas acima), entre em contato com a ANAC e faça a reclamação. 
Nunca tive uma bagagem extraviada...deve ser porque aprendi com minha mãe a rezar para elas! Rs... Na atual conjuntura acho que só fé, mandinga ou seja lá em que você acredita tem resolvido! 


Até a próxima!!

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário